ONG Instituto Acervo

Objetivos

A ONG Instituto Acervo é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivos, capacitar jovens/adolescentes e desempregados para o mercado de trabalho, apoiar e incentivar a cultura e a execução de projetos sociais.

Fundador

Meu nome é Juan Cacio Peixoto, Diretor Executivo e fundador da ONG Instituto Acervo, graduado em Biblioteconomia/UFES, com Especialização em Organização de Arquivos/USP.

O que me move são desafios e a vontade de mudar a vida das pessoas.

Um pouco de nossa história

Em maio de 1988, com a minha chegada em Guarulhos-SP, tive dificuldades como todo e qualquer cidadão que chega em uma cidade desconhecida e enfrenta infinitas barreiras.

A falta de experiência na Carteira de Trabalho em minha profissão, nenhum curso de aperfeiçoamento profissional e minha condição financeira, não permitia, naquele momento, a participação em cursos extra curriculares pagos.

Estas dificuldades contribuíram para o meu crescimento profissional, procurei participar de cursos, palestras, seminários, eventos gratuitos e, quando possível, paguei alguns, que me proporcionaram melhor qualificação e adequação às necessidades do mercado de trabalho.

Depois de enviar centenas de currículos e raras entrevistas, finalmente, 3 meses depois de minha chegada, consegui meu PRIMEIRO EMPREGO como Bibliotecário, profissão esta que exerço até os dias atuais.

Estas dificuldades também, me fizeram “alimentar um sonho por muitos anos”: algum dia, se tiver condições, contribuir com jovens, adolescentes e profissionais que estão em busca de capacitação ou PRIMEIRO EMPREGO.

Ajudá-los com cursos gratuitos preparatórios para amenizarem as dificuldades que enfrentam para entrar no mercado de trabalho, por ter um currículo ainda, sem qualquer experiência.

Em novembro de 2012, inspirado em meus pais, Ernani e Derly Peixoto, que sempre atuaram como Voluntários em projetos sociais, concretizei o sonho e criei a ONG Instituto Acervo.

Acredito que todos nós podemos contribuir para a sociedade, compartilhando conhecimentos, ajudando a mudar a vida das pessoas.

Em fevereiro de 2018, concretizando mais um sonho, abrimos a filial de Alegre, no Sul do Espírito Santo, minha terra natal, onde já conseguimos desenvolver alguns projetos sociais, com destaque e atenção especial para as crianças do bairro que escolhemos para atuar.

Diretoria

Nossa Diretoria é composta por Voluntários, conforme Capítulo VI, Artigo 24 e Parágrafo Primeiro do ESTATUTO SOCIAL.

A Diretoria não é remunerada e todo o trabalho é VOLUNTÁRIO.

Nosso atual Quadro da Diretoria:

PRESIDENTE

Juan Cacio Peixoto

VICE-PRESIDENTE

Cristiane Gonçalves Costa

DIRETOR FINANCEIRO

Fábio Ferreira Peixoto

DIRETORA SECRETÁRIA

Aline Aureliano Santos

CONSELHO FISCAL

Felipe Ferreira Peixoto

Aline Aureliano Santos

Karina de Almeida Barbosa